SOBRE A ABIGRAF-SP

HISTÓRIA

1968 Fundação da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (ABIGRAF-SP) com o objetivo de buscar a associação das empresas gráficas de todo o Estado de São Paulo.
1975 Lançamento oficial da Revista ABIGRAF, publicada pela ABIGRAF-SP com a autorização da ABIGRAF Nacional.
1978 A ABIGRAF-SP comemora seus dez anos de atuação.
1980 Assume a coordenação dos Grupos Empresariais, que fornecem informações sobre segmentos específicos do setor. A indústria gráfica enfrenta a bitributação com o ICM e ISS, sendo iniciada uma série de ações para solucionar o problema.
1985 A ABIGRAF-SP comemora seus vinte anos de fundação, enquanto a Revista ABIGRAF celebra sua centésima edição, trazendo um balanço histórico.
1993 A Revista ABIGRAF recebe o prêmio Aberje Brasil 93, na categoria de Publicação Técnica.
1994 Acontece o 1º Encontro das Gráficas de Impressos Promocionais, promovido pelo Grupo Empresarial de Impressos Promocionais da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (GE-PROM), apresentando novos parâmetros para o desenvolvimento do setor.
1995 O então diretor da ABIGRAF Nacional, presidente da Regional São Paulo (gestão 2001:2003) e presidente do Conselho de Administração da Cia Melhoramentos, Alfried Plöger, recebe o título de Líder Gráfico das Américas.
1996 É lançado o Anuário Brasileiro da Indústria Gráfica, publicado pela ABIGRAF-SP com a autorização da ABIGRAF Nacional.
1998 Inauguração do novo edifício sede da ABIGRAF, na capital paulista, ano em que a ABIGRAF-SP comemora 30 anos de fundação. A Revista ABIGRAF recebe o prêmio Benny, durante a PIA (Printing Industries of America). A fim de fortalecer as gráficas do interior, a ABIGRAF-SP promove o Epigraf (Encontro Paulista da Indústria Gráfica), em Ribeirão Preto-SP.
2001 A entidade dirige suas atenções às micro e pequenas empresas, além de buscar a interiorização de sua atuação.
2003 É criado o consórcio de incentivo à exportação de produtos e serviços gráficos, denominado Graphia (Graphics Arts Industry Alliance), em parceria com a Agência de Promoção à Exportação (Apex) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
2005 Inicia-se o Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos – com a parceria das Seccionais e Prefeituras Municipais. Inauguradas as bibliotecas de Jardinópolis, Gastão Vidigal e Taquaral.
2006 Continuação do Projeto Bibliotecas. Inaugurada, no primeiro semestre, a Biblioteca de Tanabi. Implantado acordo com a Serasa que oferece descontos especiais para as empresas associadas.
2007 Como parte do projeto de interiorização, a entidade expandiu o programa Semana de Artes Gráficas, que passou a contemplar os municípios de Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Campinas. Inauguração de três bibliotecas públicas nas cidades de Santo Antonio do Jardim, Monteiro Lobato e Sagres.
2008 A ABIGRAF-SP completou 40 anos de fundação, data comemorada no almoço de final de ano do Sistema ABIGRAF, com homenagens a alguns dos integrantes da primeira diretoria. Em seu planejamento estratégico, lançado nesse ano para o exercício seguinte, a entidade anunciou, entre outras iniciativas, a proposta de reativar Grupos de Trabalho por segmentos e áreas de afinidades, bem como a ampliação da grade de serviços prestados aos associados.
2009 Uma das principais iniciativas do ano foi o impulso dado à continuidade das atividades empreendidas pelos Grupos Empresariais já existentes, bem como a criação de outros. Ao longo do ano, foram promovidas palestras com assuntos diversos, sempre visando levar informação e qualificação aos profissionais. Reforçando a programação das Semanas de Artes Gráficas, a entidade realizou o evento no Senai de Barueri com recorde de inscritos: 543 pessoas, de 36 empresas.
2010 Reconhecida como entidade parceira do Governo do Estado de São Paulo, a ABIGRAF-SP preocupa-se em promover o aprimoramento profissional. Para tanto intensificou, ao longo de 2010, seu programa de palestras na área de gestão, que contaram com a participação de mais de 700 pessoas, e o projeto Semana de Artes Gráficas, que recebeu mais de dois mil participantes, incentivando, também, os Grupos Empresariais.
2011 Inauguradas as bibliotecas de Dumont e Arealva.
2012 Inauguradas as bibliotecas de Avaí e Santa Cruz da Esperança.
2013 Abigraf-SP completa 45 anos de existência.– Inauguradas as bibliotecas de Boracéia e Serra Azul.
2014 O Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos – atinge a marca de mais de 15 mil livros doados. São inauguradas as bibliotecas de Piratininga e Guatapará.